Pular para o conteúdo principal

Entrevista com Frei Betto

Análise


Um dos maiores intelectuais do país faz uma análise da conjuntura política, social e religiosa do Brasil, além de propor alterações no modelo educacional da sociedade






JORNAL EXTRA – O senhor lutou contra o regime militar, em prol da democratização do Brasil. Como foi essa experiência?


FREI BETTO – Essa experiência está relatada nos livros “Cartas da Prisão” (Agir), “Batismo de Sangue” (Rocco) e no recém lançado “Diário de Fernando – nos cárceres da ditadura militar brasileira” (Rocco). Foi uma experiência de muito sofrimento, porém compensada pela conquista da redemocratização do Brasil.






JORNAL EXTRA – De que forma o senhor analisa o engajamento social da juventude hodierna? Os jovens estão apáticos à política?


FREI BETTO – Há jovens apáticos, alienados pelo consumismo, manipulados pela mídia de entretenimento. Mas há jovens engajados, comprometidos, como os militantes de movimentos sociais e pastorais, em especial os do MST. É preciso lembrar aos jovens: quem tem nojo de política é governado por quem não tem. Se a maioria tiver, estará fazendo um grande favor aos corruptos e oportunistas.






JORNAL EXTRA – O Catolicismo Romano está perdendo espaço para outros movimentos religiosos no Brasil. Como o senhor enxerga esse fenômeno? É hora de a Igreja Católica se modernizar?


FREI BETTO – Sim, nos últimos 20 anos o número de católicos, segundo o IBGE, decai 1% ao ano. E os evangélicos têm crescido. A Igreja Católica precisa valorizar mais as Comunidades Eclesiais de Base, tornar o celibato facultativo e ordenar sacerdotes homens e mulheres casados. Consta no Evangelho que Jesus curou a sogra de Pedro. Se Pedro tinha sogra é porque era casado.






JORNAL EXTRA – Quando o senhor deixou de integrar o Governo Lula, teceu críticas à burocracia para o bom andamento do programa Fome Zero. Além disso, o senhor lamentava a substituição de um programa ‘emancipatório’ por outro ‘assistencialista’ – o Bolsa Família. Atualmente, qual é a sua opinião sobre esse assunto?


FREI BETTO – A mesma que está exposta em meu livro “Calendário do Poder”, que é um diário dos dois anos – 2003 e 2004 – nos quais trabalhei no Governo Lula: o Fome Zero tinha caráter emancipatório, o Bolsa Família, embora positivo, é apenas compensatório, não encontrou ainda a porta de saída das famílias nele inscritas.






JORNAL EXTRA – O senhor enxerga fins eleitorais no Programa Bolsa Família?


FREI BETTO – Jamais existiu ação governamental sem pelo menos um olho nas urnas.






JORNAL EXTRA – Como o senhor avalia o Governo Lula?


FREI BETTO – Avalio-o como o melhor governo de nossa história republicana, em especial no que concerne à política externa, à estabilidade econômica e a não criminalização dos movimentos sociais. Porém, nos deve as reformas de estruturas – agrária, política, tributária etc. –, a preservação da Amazônia (o fim do desmatamento), a abertura dos arquivos das Forças Armadas sobre a ditadura e políticas sociais que combatam as causas da desigualdade gritante entre nossa população.






JORNAL EXTRA – No que diz respeito às próximas eleições, o senhor considera que a esquerda deva se manter no poder ou necessita fazer uma alternância com a direita?


FREI BETTO – Infelizmente, a esquerda não está no poder. Temos um governo de centro aliado às mais conservadoras forças de direita do país. Vide o modo como o PT trata o caso Sarney. Contudo, ainda prefiro quem não governa sob a batuta do PSDB e do DEM.






JORNAL EXTRA – Que análise o senhor faz da política educacional no Brasil? Como formar cidadãos críticos?


FREI BETTO – O governo federal deveria aplicar na educação ao menos 8% do orçamento. Hoje, investe pouco mais da metade desse índice. E ampliar a frequência escolar, em todos os níveis, de 4 para 6 horas/dia. Para formar cidadãos e cidadãs críticos é preciso levar às nossas escolas o método Paulo Freire.






JORNAL EXTRA – Como o senhor observa a política estadunidense do presidente Barack Obama?


FREI BETTO – Ainda espero que Obama cumpra suas promessas de campanha, como o fechamento da prisão de Guantánamo e a suspensão do bloqueio a Cuba.






JORNAL EXTRA – Na sua opinião, em que aspectos Obama se diferencia de George W. Bush?


FREI BETTO – Obama é homem de diálogo, Bush é um troglodita.






JORNAL EXTRA – Como o senhor pode explicar a relação existente entre religião e política?


FREI BETTO – Todos nós, cristãos, somos discípulos de um prisioneiro político. Jesus morreu sob dois processos políticos e foi condenado a morrer crucificado, pena de morte imposta pelos romanos. Religião e política são esferas distintas objetivamente e que, no entanto, se articulam subjetivamente na prática de todos nós que, a partir da motivação de fé, lutamos por uma sociedade de justiça e paz.






JORNAL EXTRA – Como o senhor observa a relação entre Lula e José Sarney? O presidente está abrindo espaço para alianças com líderes fisiologistas?


FREI BETTO – Ao defender Sarney, o presidente paga um pedágio muito alto para assegurar a vitória de sua candidata nas eleições de 2010.






JORNAL EXTRA – O senhor declara que, desde moço, tinha muita admiração pela Revolução Cubana. Essa admiração perdura até hoje?


FREI BETTO – Sempre fui admirador e solidário à Revolução Cubana, pois em nenhum outro país da América Latina e do Caribe a vida – o dom maior de Deus – é tão bem assegurada para o conjunto da população. Há um outdoor em Havana que bem explica o que afirmo: sob a foto de uma criança sorrindo, trajando uniforme escolar, a frase: “Esta noite 200 milhões de crianças dormirão nas ruas do mundo. Nenhuma delas é cubana”. Por isso o papa João Paulo II elogiou as conquistas sociais da Revolução ao visitar Cuba em 1998.






JORNAL EXTRA – O senhor costuma dizer que acredita na existência de vida inteligente fora da terra. Essa crença entra em contradição com a fé bíblica?


FREI BETTO – Desenvolvi isso em meu livro “A obra do Artista – uma visão holística do Universo” (Ática). Não há nenhuma contradição com a Bíblia. Como nossas projeções televisivas são o que a atual tecnologia consegue projetar em maior distância no espaço, possivelmente os extraterrestres captaram nossos programas de TV e chegaram à conclusão de que aqui ainda não há vida inteligente...






Entrevista concedida ao jornalista Jénerson Alves e publicada na edição 289 do Jornal Extra de Pernambuco (22 a 28 de agosto de 2009).

Postagens mais visitadas deste blog

Professor Reginaldo Melo

por Jénerson Alves Texto publicado na Coluna Dois Dedos de Prosa, do Jornal Extra de Pernambuco - ed. 625 Ao lado de outros poetas de Caruaru, entrei no apartamento onde o professor Reginaldo Melo está internado há três semanas, em um hospital particular. Ele nos recebeu com alegria, apesar da fragilidade física. Com a voz bem cansada, quase inaudível, um dos primeiros assuntos que ele pediu foi: “Ajudem-me a publicar o cordel sobre o Rio Ipojuca, que já está pronto, só falta ser levado à gráfica”. Coincidentemente, ele estava com uma camisa de um Encontro sobre a questão hídrica que participou em Goiás. Prof. Reginaldo (centro), ao lado de Espingarda do Cordel (e) e Jénerson Alves (d) Durante o encontro no quarto do hospital, ocorrido na última semana, quando Olegário Filho, Nelson Lima, Val Tabosa, Dorge Tabosa, Nerisvaldo Alves e eu o visitamos, comprometemo-nos em procurar os meios para imprimir o cordel sobre o Rio Ipojuca, sim. Além disso, vamos realizar – em n

Apeirokalia

Do grego, a palavra ‘apeirokalia’ significa “falta de experiência das coisas mais belas”. A partir deste conceito, compreende-se que o sujeito que não tem acesso a experiências interiores que despertem o desejo pelo Belo, pelo Bem e pelo Verdadeiro durante a sua formação, jamais alcançará o horizonte de consciência dos sábios. A privação às coisas mais belas predomina em nosso país. Desconhecemos biografias de nossos ancestrais – ou, quando conhecemos, são enfatizados aspectos pouco louváveis de suas personalidades. As imagens identitárias do nosso povo são colocadas a baixo. Esculturas, construções, edificações, pinturas são pouco apresentadas. Até a nossa língua tem sido violada com o distanciamento do vernáculo e do seu significado.   A música real tem perdido espaço para séries de ritmos abomináveis. Este problema perpassa por uma distorção da cosmovisão sobre o próprio ser humano. Hedonista, egocêntrico e materialista, o homem moderno busca simplesmente o seu bem-estar.

1º de agosto - Dia do Poeta da Literatura de Cordel

Hoje (1º  de agosto) é o Dia do Poeta da Literatura de Cordel. Este gênero de tanta grandeza cultural predomina no Nordeste brasileiro, mas possui raízes europeias, tendo chegado ao Brasil através dos portugueses, no século XVIII. Ao longo da história, grandes poetas cultivaram essa forma de expressão artística, que possui expoentes ainda hoje. Por isso, nossa equipe preparou um especial, com estrofes memoráveis criadas por cordelistas de todos os tempos. Confira: Os nossos antepassados Eram muito prevenidos, Diziam: “Matos têm olhos E paredes têm ouvidos. Os crimes são descobertos, Por mais que sejam escondidos”. (Leandro Gomes de Barros) João Grilo foi um cristão Que nasceu antes do dia, Criou-se sem formosura, Mas tinha sabedoria E morreu depois da hora, Pelas artes que fazia. (João Ferreira de Lima) Só pune a honra o honrado Porque é conhecedor, Pois o honrado conhece Que a honra tem valor E quem fere a honra alheia Fica sendo devedor. (Caetano