Pular para o conteúdo principal

Entrevista com Andreza Ferreira



No dia 28 de dezembro de 2010, o Programa Espaço Livre, da Rádio Provisão (107 FM), recebeu a missionária Andreza Ferreira, de 18 anos (foto). Ela realiza um trabalho de Evangelismo Pioneiro na cidade de Santana dos Garrotes, situada no sertão da Paraíba. O objetivo dela é concluir a construção de um templo da Igreja Adventista do Sétimo Dia (IASD) naquela cidade. Durante a entrevista, concedida ao jornalista Jénerson Alves, ela falou sobre os motivos que a impulsionam a seguir a Cristo, além de analisar a presença dos evangélicos no momento atual e de proclamar os pontos doutrinários básicos da Igreja Adventista. Ela formou-se na Escola de Profetas, projeto do Ministério Alcançando Corações (ligado à IASD), que acontece em Sairé-PE, sob a responsabilidade da missionária e psicóloga Maiza Ribeiro.
O Programa Espaço Livre é apresentado de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h da manhã, pela Rádio Provisão (107 FM), de Caruaru-PE, que tem concessão comunitária. A apresentação é do radialista Jaelcio Tenório, com produção de Paulo Nailson e colaboração do pastor Jadiel Lopes e do jornalista Jénerson Alves. Eis a entrevista:

ESPAÇO LIVRE – Como foi que você sentiu o desejo de ingressar na obra missionária?
ANDREZA FERREIRA – Bom, ano passado (2009) eu terminei os estudos, o Ensino Médio. Mas eu sempre tive o desejo de ser missionária. Então, eu ouvi a professora Maiza (Ribeiro), e fiquei sabendo da Escola de Profetas, aqui no estado de Pernambuco, em Sairé. Então, eu decidi fazer parte desta escola. Foram cinco meses de curso, desde fevereiro até junho (de 2010). E eu estou aqui, formada, já estou no campo missionário, passando as verdades bíblicas para as pessoas do sertão da Paraíba.

ESPAÇO LIVRE – Fale um pouquinho mais sobre essa Escola de Profetas, até  porque é um trabalho bem recente, não é?
ANDREZA FERREIRA – Exato. A Escola foi iniciada em 15 de setembro de 2009 e esse sonho já formou a terceira turma de missionários, indo para Paraíba, Piauí e Ceará, os três estados mais específicos que a gente vai trabalhar aqui no Nordeste, que não tem a presença da Igreja Adventista do Sétimo Dia. E nós somos as pioneiras e os pioneiros também – porque tem alunos homens também na Escola – e nós somos enviados em duplas missionárias para cidades que ainda não têm a presença e a gente funda a igreja.

ESPAÇO LIVRE – Como foram os seus primeiros meses na cidade de Santana dos Garrotes? Houve muitas dificuldades? O povo é aberto para ouvir a Palavra de Deus?
ANDREZA FERREIRA – Lá no sertão da Paraíba, eles são muito receptivos. É maravilhoso lá, onde estou. Estou muito feliz. Claro que há dificuldades. É necessário, por exemplo, enfrentar a saudade da família, dos amigos, de todo mundo. Mas as pessoas de lá ouvem bem, com o coração aberto, tudo o que a gente vai falar para eles.

ESPAÇO LIVRE – E como está hoje esta obra? Você já pode contabilizar a quantidade de conversões? O prédio da igreja já está sendo construído?
ANDREZA FERREIRA – Nossa igreja, graças ao nosso bom Deus, já está com as paredes de pé. Nós já temos nove membros, frequentando os cultos, que são realizados na minha casa, por enquanto. Então, eles estudam nas quartas à noite, sábado pela manhã e domingo à noite. São os cultos que a gente realiza lá, para que eles se aprofundem mais no conhecimento da Bíblia.

ESPAÇO LIVRE – Toda vez que se fala em Igreja Adventista do Sétimo Dia, existe uma questão um tanto polêmica, que é a ênfase na doutrina da guarda do sábado. Por que essa igreja enfatiza tanto esse assunto?
ANDREZA FERREIRA – Porque lá em Gênesis 2:30 diz que Deus separou o sábado como um dia de descanso. Não porque Ele estava cansado. Mas para dar o exemplo. A gente tem de parar um dia da semana, como memorial da Criação. O sábado é o feriado semanal. O dia para a gente parar e refletir sobre o que Ele tem feito em nossa vida.

ESPAÇO LIVRE – Mas a maioria das pessoas contesta isso. Inclusive, criticam os adventistas, dizendo que estes passam a semana toda fazendo o que querem e no sábado passam o dia na igreja e dão uma de ‘santos’. É isso mesmo, Andreza?
ANDREZA FERREIRA – Não. É totalmente diferente. As pessoas, realmente, comentam isso, de verdade. Mas, cada pessoa que abrir a Bíblia, do Gênesis ao Apocalipse, vai ver que a Igreja Adventista fala sobre o sábado bíblico. Então, a gente sempre tem isso, porque é Lei Divina. E a nossa guarda do sábado não é para descansar, para não fazer nada. Nosso descanso é espiritual. A gente tem de descansar para refletir, para estudar, para passar mais tempo com Deus. Então, não é usar o sábado para não fazer nada. A gente faz trabalho missionário. A gente ajuda as pessoas no sábado, assim como nos outros dias da semana. A gente segue a Bíblia. A Bíblia é a nossa regra de fé e prática.

ESPAÇO LIVRE – Agora, me fale também sobre a questão da alimentação, que também é enfatizada pela Igreja Adventista. Inclusive, você é vegana (vegetariana que não come derivados de leite). Por que você optou por esse estilo de vida?
ANDREZA FERREIRA – Sou vegetariana desde os 14 anos de idade. Em Gênesis 1:29 diz que Deus nos deu as ervas, as frutas, as verduras e os grãos como nossa alimentação. Então, desde a Criação, Ele preparou tudo o que se vê, tudo o que se come e tudo o que se convive. Então, Ele é o nosso Criador. Ora, sempre que a gente adquire um produto para a nossa casa, vem um manual de instruções. Como nós somos o ‘produto de Deus’, a gente também tem um Manual de Instruções, que é a nossa Bíblia. Então, como a Palavra diz que “isso nos será como alimentação”, a gente deve levar isso como nossa regra, como manual de saúde. Para que a gente possa ter um bom desempenho físico, intelectual, e até espiritualmente, mesmo, a nossa alimentação deve ser correta. Como diz lá em Coríntios, o nosso corpo é o templo do Espírito Santo. Ele habita em nós e nós devemos estar com o corpo saudável, temos de cuidar da nossa alimentação. Ser vegetariana é a boa opção.

ESPAÇO LIVRE – Você é bem jovem, tem apenas 18 anos, e deixou a casa para implantar uma igreja tão longe. Foi processo de muita luta interior para fazer isso?
ANDREZA FERREIRA – Desde muito nova, eu tinha uma paixão pelas coisas de Deus. Quando eu olho para a natureza, eu sei que não foi big-bang nem nada, foi o próprio Deus quem a fez, com Suas mãos. Desde criança, eu vi tantas coisas lindas na Bíblia. E eu via no mundo tantas pessoas tristes, enquanto eu estava com tanta alegria. Eu quis compartilhar essa alegria com os outros. Foi um processo que aconteceu dentro do meu coração, dentro da minha vida. Cada vez que eu estudava, eu dizia: “Senhor, eu preciso passar isso para outras pessoas”.

ESPAÇO LIVRE – Nas igrejas, há jovens, há músicos, pregadores, muitos cristãos querendo status. Que palavra você daria para pessoas assim?
ANDREZA FERREIRA – Eu analiso que é necessário orar mais por essas pessoas, também. Essa é uma realidade, mas eu acredito que a gente deve ser aplaudido pelo Céu e não por anjos. Assim como a gente aprendeu com a irmã Ellen G. White, fundadora da nossa igreja, que quando Abraão foi sacrificar o seu filho, o anjo chegou para ele e disse ‘não faça isso’, todo o Céu parou para observar aquela cena. E no momento que ele parou, os anjos o aplaudiram. Essa é a nossa esperança. Nós temos de ser aplaudidos por anjos e não por homens, a gente deve ter isso em nosso coração. Devemos estar na obra por Deus, realmente, temos de passar a Palavra com alegria e não em busca de ‘status’.  A glória não é sua. Você é um filho de Deus. A glória é dEle!

Quem quiser cooperar com a obra da Igreja Adventista do Sétimo Dia em Santana dos Garotes, a Conta Poupança é esta:
Agência: 0051
Operação: 013
Conta: 28323-1
Andreza Ferreira da Silva
Caixa Econômica Federal

Postagens mais visitadas deste blog

Professor Reginaldo Melo

por Jénerson Alves Texto publicado na Coluna Dois Dedos de Prosa, do Jornal Extra de Pernambuco - ed. 625 Ao lado de outros poetas de Caruaru, entrei no apartamento onde o professor Reginaldo Melo está internado há três semanas, em um hospital particular. Ele nos recebeu com alegria, apesar da fragilidade física. Com a voz bem cansada, quase inaudível, um dos primeiros assuntos que ele pediu foi: “Ajudem-me a publicar o cordel sobre o Rio Ipojuca, que já está pronto, só falta ser levado à gráfica”. Coincidentemente, ele estava com uma camisa de um Encontro sobre a questão hídrica que participou em Goiás. Prof. Reginaldo (centro), ao lado de Espingarda do Cordel (e) e Jénerson Alves (d) Durante o encontro no quarto do hospital, ocorrido na última semana, quando Olegário Filho, Nelson Lima, Val Tabosa, Dorge Tabosa, Nerisvaldo Alves e eu o visitamos, comprometemo-nos em procurar os meios para imprimir o cordel sobre o Rio Ipojuca, sim. Além disso, vamos realizar – em n

Apeirokalia

Do grego, a palavra ‘apeirokalia’ significa “falta de experiência das coisas mais belas”. A partir deste conceito, compreende-se que o sujeito que não tem acesso a experiências interiores que despertem o desejo pelo Belo, pelo Bem e pelo Verdadeiro durante a sua formação, jamais alcançará o horizonte de consciência dos sábios. A privação às coisas mais belas predomina em nosso país. Desconhecemos biografias de nossos ancestrais – ou, quando conhecemos, são enfatizados aspectos pouco louváveis de suas personalidades. As imagens identitárias do nosso povo são colocadas a baixo. Esculturas, construções, edificações, pinturas são pouco apresentadas. Até a nossa língua tem sido violada com o distanciamento do vernáculo e do seu significado.   A música real tem perdido espaço para séries de ritmos abomináveis. Este problema perpassa por uma distorção da cosmovisão sobre o próprio ser humano. Hedonista, egocêntrico e materialista, o homem moderno busca simplesmente o seu bem-estar.

1º de agosto - Dia do Poeta da Literatura de Cordel

Hoje (1º  de agosto) é o Dia do Poeta da Literatura de Cordel. Este gênero de tanta grandeza cultural predomina no Nordeste brasileiro, mas possui raízes europeias, tendo chegado ao Brasil através dos portugueses, no século XVIII. Ao longo da história, grandes poetas cultivaram essa forma de expressão artística, que possui expoentes ainda hoje. Por isso, nossa equipe preparou um especial, com estrofes memoráveis criadas por cordelistas de todos os tempos. Confira: Os nossos antepassados Eram muito prevenidos, Diziam: “Matos têm olhos E paredes têm ouvidos. Os crimes são descobertos, Por mais que sejam escondidos”. (Leandro Gomes de Barros) João Grilo foi um cristão Que nasceu antes do dia, Criou-se sem formosura, Mas tinha sabedoria E morreu depois da hora, Pelas artes que fazia. (João Ferreira de Lima) Só pune a honra o honrado Porque é conhecedor, Pois o honrado conhece Que a honra tem valor E quem fere a honra alheia Fica sendo devedor. (Caetano