quinta-feira, 24 de março de 2011

Uma homenagem no Dia da Síndrome de Down


Por Carlinhos Veiga, músico

Era janeiro. Eu estava no Treinamento da MPC em BH quando recebi uma ligação do amigo-irmão-companheiro-de-sons Leo Barbosa. Seu filho havia nascido! A esposa Rosinha passava bem! Que notícia fantástica! Uma alegria encheu nosso coração.
Alguns minutos recebi nova ligação do Leo. A pediatra ao examinar o Miguel, o filho recém-nascido, diagnosticou sinais da Síndrome de Down. Ficamos assustados, pois ninguém esperava essa notícia. Em meio à perturbação do inesperado senti no coração a certeza de que o Miguel era um presente dos céus, vindo das mãos de Deus. Por ser totalmente perfeito, o Senhor não daria àquele querido casal um presente equivocado ou imperfeito. O Miguel era o presente perfeito de Deus para o Leo, a Rosinha e todos nós. Não era um acaso, mas fruto do amor divino.
A Síndrome de Down não é doença, como alguns pensam. “A síndrome de Down é um acidente genético, que ocorre ao acaso (?) durante a divisão celular do embrião”, nos informa o site da Fundação Síndrome de Down. Se na célula normal da espécie humana existem 46 cromossomos divididos em 23 pares, o indivíduo com síndrome de Down possui 47 cromossomos, sendo o cromossomo extra ligado ao par 21. É a chamada trissomia do cromossoma 21. Doença é algo que se contrai ou algo contagioso. A SD não é doença, definitivamente!
Mas isso a gente só aprende à medida que convive com essas crianças maravilhosas. O Miguel é um deles. Tem me ensinado muito sobre amor despojado, que nada pede em troca; tem me ensinado sobre preconceito e o erro do julgamento; tem me ensinado sobre solidariedade, na convivência com o Leo e a Rosinha; tem me ensinado sobre o pastorado amoroso de Jesus.
Esse aprendizado é algo que se constrói na convivência diária e vez por outra temos que lidar com o preconceito de uma sociedade movida pelas aparências. Mas temos aprendido muito com esse menino com nome e jeito de Anjo: Miguel.
Na última segunda-feira foi comemorado o Dia da Síndrome de Down. Data escolhida tendo como motivo a trissomia do cromossoma 21, portanto, 21/03. Parabéns a todos mais que “especiais” que fazem a nossa vida mais humana e mais bela. Parabéns a você, querido Miguel.
Aproveito a oportunidade e ofereço a todos a música que fiz para o Miguelzinho, quando tinha um mês de nascido, e que foi gravada no CD “Flor do Cerrado”.



Um comentário:

Netto Carvalho disse...

Muito bom! Tanto o texto quanto a bela canção. Também tenho uma linda garotinha portadora da síndrome, a Melissa. Parabéns aos pais Leo e Rosinha pelo presente Miguel e pela amizade com o talentoso Carlinhos Veiga.

Postagens relacionadas:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...