Pular para o conteúdo principal

Suicidas já foram crianças


Por Patrícia Ortiz




Os pais de João o chamaram estranhando que ainda não havia acordado. A mãe abriu a porta, e sem voz, chorou ao ver o corpo sem vida. O pai ligou para a emergência.
O rapaz não deixou carta. Não demonstrou seus problemas. Não aos seus pais.
O pai chegava em casa toda noite com um doce. Um suborno que inutilmente servia para compensar sua falta de atenção.
A mãe nunca olhou o filho por quem ele era. Sofria demais fugindo do próprio reflexo do espelho. E procurava compensar com toda a atenção e carinho que pudesse dar. Inutilmente.
Pois o menino cresceu sentindo-se isolado do mundo.
A criança se convenceu que era um fardo para os pais. Acreditava que o mundo ficaria melhor sem ele. E por isso fez por merecer.
Nascer e crescer em um mundo que os pais não têm tempo. Todos trabalham, estudam, e lutam em busca de uma vida melhor. Todos sonham em dar o melhor para os filhos. Dão dinheiro, roupas, casa, carro, brinquedos.
João era o que mais ganhava presentes. Possuía todos os brinquedos de seu super-heroi favorito. Aquele relógio com vídeo-game, vídeo, câmera, gravador de voz, diversos botões. O tênis mais divertido da escola. A mochila que todos invejavam.
Disfarçava-se de Batman, homem-aranha, super-homem. Porque não acreditava que sua existência era importante. Os heróis, sim, faziam a diferença.
Não tomava banho, esperando que seus pais gritassem com ele.
De manhã, sua mãe o acordava com um beijo. Seu pai gritava que ele era inútil e fedido. Não servia para nada. E que se vestisse logo, ou atrapalharia o trabalho também.
Ele ia para a escola e gritava com as professoras, os colegas, batia nos amigos. E os professores, colegas, e agora inimigos, gritavam com ele, batiam nele e chamavam os pais. Que iam, e gritavam, batiam, e o colocavam de castigo.
Seu pai não sabia o que fazer com ele. A mãe o abraçava.
E ao ficar sozinho no quarto, chorava escondido. Seus pais o odiavam. Os amigos tornaram-se inimigos. Os professores somente gritavam.
Ele não merecia existir. Ele atrapalhava a vida de todos.
E assim se sentiu durante toda a vida. Ocupou todo o tempo sofrendo, que esqueceu de brincar. não fez amizades. Não aprendeu a se divertir com os colegas. Agredia sem motivos os colegas de escola. Não se apaixonou.
Quem em sã consciência amaria alguém como ele? Que era um problema na vida de todos, impedindo qualquer pessoa de se aproximar.
Quando seu pai dizia que chegaria mais tarde, ele quebrava um vaso em casa. Quando sua mãe ficava presa no serviço, ele batia em um colega.
Quando ficava sozinho em casa, não olhava no espelho. Seu reflexo mostrava o que não queria ver. Uma criança que ao invés de brincar e se divertir. Aprendeu a odiar a própria vida.
Sua mãe, que se sentia mal consigo mesma, agredia quem se aproximasse. Ela também sentia-se feia e julgada, sem mesmo saber o que o outro estava pensando. Reflexo do que ela sentia ao olhar no espelho. A lembrança de quem um dia foi bonita. Comparada ao que via, os anos não foram gentis. O tempo que passa, trazendo com ele grandes rugas que a deprimiam. Sentia-se cada vez mais feia e odiada pelo destino. Buscando pela formula da juventude eterna, que no fundo sabia não existir. Por isso odiava a vida. E sem querer, ensinou seu pequeno filho o mesmo caminho.
O menino não aprendeu a ter forças para lutar, ir atrás do que queria. Nem que as pessoas gostam de quem as trata bem. Que os amigos são amigos por se apoiarem. Que bater e brigar nem sempre é a solução.
Ele não aprendeu que amar é um sentimento de duas vias. Que para ser amado, é necessário merecer o amor. Que a vida trás coisas boas a quem as procura.
E que o ódio é um sentimento que corrói.
Não aguentou o aniversario de dezoito anos. Em que não possuía um amigo para comemorar e o arrastar para uma festa. Uma namorada para trocar um primeiro beijo. Um colega que oferecesse a primeira bebida. Alguém que o levasse para viajar. Não possuía ninguém que mandasse uma mensagem no celular desejando feliz aniversário. Ninguém que se importasse se ele vivia ou não. Nem ele.


Postagens mais visitadas deste blog

Professor Reginaldo Melo

por Jénerson Alves Texto publicado na Coluna Dois Dedos de Prosa, do Jornal Extra de Pernambuco - ed. 625 Ao lado de outros poetas de Caruaru, entrei no apartamento onde o professor Reginaldo Melo está internado há três semanas, em um hospital particular. Ele nos recebeu com alegria, apesar da fragilidade física. Com a voz bem cansada, quase inaudível, um dos primeiros assuntos que ele pediu foi: “Ajudem-me a publicar o cordel sobre o Rio Ipojuca, que já está pronto, só falta ser levado à gráfica”. Coincidentemente, ele estava com uma camisa de um Encontro sobre a questão hídrica que participou em Goiás. Prof. Reginaldo (centro), ao lado de Espingarda do Cordel (e) e Jénerson Alves (d) Durante o encontro no quarto do hospital, ocorrido na última semana, quando Olegário Filho, Nelson Lima, Val Tabosa, Dorge Tabosa, Nerisvaldo Alves e eu o visitamos, comprometemo-nos em procurar os meios para imprimir o cordel sobre o Rio Ipojuca, sim. Além disso, vamos realizar – em n

Apeirokalia

Do grego, a palavra ‘apeirokalia’ significa “falta de experiência das coisas mais belas”. A partir deste conceito, compreende-se que o sujeito que não tem acesso a experiências interiores que despertem o desejo pelo Belo, pelo Bem e pelo Verdadeiro durante a sua formação, jamais alcançará o horizonte de consciência dos sábios. A privação às coisas mais belas predomina em nosso país. Desconhecemos biografias de nossos ancestrais – ou, quando conhecemos, são enfatizados aspectos pouco louváveis de suas personalidades. As imagens identitárias do nosso povo são colocadas a baixo. Esculturas, construções, edificações, pinturas são pouco apresentadas. Até a nossa língua tem sido violada com o distanciamento do vernáculo e do seu significado.   A música real tem perdido espaço para séries de ritmos abomináveis. Este problema perpassa por uma distorção da cosmovisão sobre o próprio ser humano. Hedonista, egocêntrico e materialista, o homem moderno busca simplesmente o seu bem-estar.

1º de agosto - Dia do Poeta da Literatura de Cordel

Hoje (1º  de agosto) é o Dia do Poeta da Literatura de Cordel. Este gênero de tanta grandeza cultural predomina no Nordeste brasileiro, mas possui raízes europeias, tendo chegado ao Brasil através dos portugueses, no século XVIII. Ao longo da história, grandes poetas cultivaram essa forma de expressão artística, que possui expoentes ainda hoje. Por isso, nossa equipe preparou um especial, com estrofes memoráveis criadas por cordelistas de todos os tempos. Confira: Os nossos antepassados Eram muito prevenidos, Diziam: “Matos têm olhos E paredes têm ouvidos. Os crimes são descobertos, Por mais que sejam escondidos”. (Leandro Gomes de Barros) João Grilo foi um cristão Que nasceu antes do dia, Criou-se sem formosura, Mas tinha sabedoria E morreu depois da hora, Pelas artes que fazia. (João Ferreira de Lima) Só pune a honra o honrado Porque é conhecedor, Pois o honrado conhece Que a honra tem valor E quem fere a honra alheia Fica sendo devedor. (Caetano