Pular para o conteúdo principal

Da Reforma à Bancada Evangélica

por Jénerson Alves

Dificilmente o dia 31 de outubro é lembrado por causa da Reforma Protestante. Boa parte da população, inclusive evangélica, associa a data à celebração do Halloween. Esse fato não causa espanto, uma vez que as doutrinas bíblicas levantadas pelos reformadores estão cada vez mais distanciadas dos púlpitos, dos lábios e do coração do povo que se autodenomina “de Deus”. O movimento liderado por Martinho Lutero em 1517 era contrário às indulgências, mas atualmente o lobby político, o suborno do dízimo e a fixação fetichista por poder secular têm sido as características preponderantes de uma Igreja que abandonou os passos de Jesus.
Atualmente, assim como no século XVI, as divergências entre a prática dos cristãos e a fé professada são gritantes. Se, no famoso texto da Carta a Diogneto (considerada “a maior joia da literatura cristã primitiva”), os cristãos são comparados à alma do mundo, que, “mesmo vivendo em cidades gregas e bárbaras, conforme a sorte de cada um, (...) testemunham um modo de vida admirável”, infelizmente não é assim que são tratados aqueles que se apresentam como cristãos atualmente, principalmente os que se encontram sob os holofotes da mídia. Basta dar uma olhada na chamada ‘bancada evangélica’ do Congresso Nacional.
Na realidade, a bancada é uma representação de um sem-número de evangélicos cujas práticas são completamente opostas à mensagem de Jesus. Com discursos de ódio, disparam contra todos os que pensam de modo diferente. Para se ter uma ideia, as agressões a membros de comunidades de terreiro estão se proliferando tanto no país que lideranças reivindicaram no Senado a criação de uma CPI para combater a intolerância religiosa. Pasmem. A maioria dos intolerantes é oriunda de igrejas evangélicas, principalmente de linha pentecostal. Não precisa ir muito longe para constatar isso. Grande exemplo de intolerância neste sentido é um vídeo do pastor Lucinho Barreto, que circula na internet, no qual ele narra efusivamente uma ‘aventura’ com adolescentes da igreja que lidera, atrapalhando manifestações dos religiosos de matriz africana. Mesmo sendo um senhor de meia-idade, Lucinho fala como um adolescente de 15 anos e é considerado no meio gospel como uma “referência para a juventude”. Some-se a isso o ódio contra os homossexuais, o fetichismo pelo dinheiro nos cultos da prosperidade, a negação da cultura e o mundanismo da ‘pureza’ sexual. O resultado não poderia ser outro: uma grande massa de alienados que não sabe viver em comunidade.
Historicamente, evangélicos como Robert Kalley lutaram pela laicidade do Estado brasileiro. Mais recentemente, o pastor Lisâneas Maciel, enquanto deputado, lutou pelo fim da ditadura. Atualmente, a ‘bancada evangélica’ segue na contramão do legado histórico e teológico dos evangélicos. É hora de rever o papel da igreja por meio das ciências sociais e buscar um avivamento através da Bíblia, trazendo à tona os cinco solas da Reforma: Sola Scriptura, Sola Christus, Sola Gratia, Sola Fide, Soli Deo Gloria.

Segundo a Bíblia, quem foi remido pelo Sangue do Cordeiro passa a andar em “novidade de vida”. Assim sendo, o padrão de vida seguido pelo cristão deve glorificar a Deus. “E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas” (2Co 5:17). A Igreja precisa reafirmar seu compromisso de restauradora de veredas. Assim como João Batista, a Igreja precisa preparar a sociedade para a vinda do Messias. Do ponto de vista da participação política, ela tem de engajar-se com os ideais de justiça, paz e amor do Reino de Deus. Quanto ao entendimento, necessita estar cingida do conhecimento de Cristo. Quanto à prática, deve ser amorosa. Afinal de contas, faz-se necessário seguir o exemplo dAquele que não veio julgar o mundo, mas salvar (Jo 12:47). Que Ele nos ilumine.


Postagens mais visitadas deste blog

Professor Reginaldo Melo

por Jénerson Alves Texto publicado na Coluna Dois Dedos de Prosa, do Jornal Extra de Pernambuco - ed. 625 Ao lado de outros poetas de Caruaru, entrei no apartamento onde o professor Reginaldo Melo está internado há três semanas, em um hospital particular. Ele nos recebeu com alegria, apesar da fragilidade física. Com a voz bem cansada, quase inaudível, um dos primeiros assuntos que ele pediu foi: “Ajudem-me a publicar o cordel sobre o Rio Ipojuca, que já está pronto, só falta ser levado à gráfica”. Coincidentemente, ele estava com uma camisa de um Encontro sobre a questão hídrica que participou em Goiás. Prof. Reginaldo (centro), ao lado de Espingarda do Cordel (e) e Jénerson Alves (d) Durante o encontro no quarto do hospital, ocorrido na última semana, quando Olegário Filho, Nelson Lima, Val Tabosa, Dorge Tabosa, Nerisvaldo Alves e eu o visitamos, comprometemo-nos em procurar os meios para imprimir o cordel sobre o Rio Ipojuca, sim. Além disso, vamos realizar – em n

Apeirokalia

Do grego, a palavra ‘apeirokalia’ significa “falta de experiência das coisas mais belas”. A partir deste conceito, compreende-se que o sujeito que não tem acesso a experiências interiores que despertem o desejo pelo Belo, pelo Bem e pelo Verdadeiro durante a sua formação, jamais alcançará o horizonte de consciência dos sábios. A privação às coisas mais belas predomina em nosso país. Desconhecemos biografias de nossos ancestrais – ou, quando conhecemos, são enfatizados aspectos pouco louváveis de suas personalidades. As imagens identitárias do nosso povo são colocadas a baixo. Esculturas, construções, edificações, pinturas são pouco apresentadas. Até a nossa língua tem sido violada com o distanciamento do vernáculo e do seu significado.   A música real tem perdido espaço para séries de ritmos abomináveis. Este problema perpassa por uma distorção da cosmovisão sobre o próprio ser humano. Hedonista, egocêntrico e materialista, o homem moderno busca simplesmente o seu bem-estar.

1º de agosto - Dia do Poeta da Literatura de Cordel

Hoje (1º  de agosto) é o Dia do Poeta da Literatura de Cordel. Este gênero de tanta grandeza cultural predomina no Nordeste brasileiro, mas possui raízes europeias, tendo chegado ao Brasil através dos portugueses, no século XVIII. Ao longo da história, grandes poetas cultivaram essa forma de expressão artística, que possui expoentes ainda hoje. Por isso, nossa equipe preparou um especial, com estrofes memoráveis criadas por cordelistas de todos os tempos. Confira: Os nossos antepassados Eram muito prevenidos, Diziam: “Matos têm olhos E paredes têm ouvidos. Os crimes são descobertos, Por mais que sejam escondidos”. (Leandro Gomes de Barros) João Grilo foi um cristão Que nasceu antes do dia, Criou-se sem formosura, Mas tinha sabedoria E morreu depois da hora, Pelas artes que fazia. (João Ferreira de Lima) Só pune a honra o honrado Porque é conhecedor, Pois o honrado conhece Que a honra tem valor E quem fere a honra alheia Fica sendo devedor. (Caetano