quinta-feira, 27 de março de 2014

Poetas fazem ‘cordel on line’ sobre Ditadura Militar

O Regime Militar no Brasil é o mote principal de um cordel lançado pelos poetas Dorge Tabosa e Jénerson Alves, de Caruaru-PE. Os cordelistas decidiram escrever sobre esse tema devido à passagem dos 50 anos do Golpe. Por intermédio de uma linguagem simples e envolvente, eles retratam os principais fatos que marcaram os ‘anos de chumbo’. Um diferencial é que a obra literária está disponível para download gratuito, sendo chamado pela população de ‘cordel on line’ (ou melhor, ‘e-cordel’).
Dorge Tabosa, o qual também é professor de História, declara que o objetivo da obra é contribuir para que o fato histórico não seja esquecido, relacionando-o com o tempo presente. “O Golpe Militar gerou desdobramentos que são percebidos nas últimas décadas. O Brasil está em um processo de consolidação democrática, o qual exige que a população tenha um senso crítico apurado e conhecimento acerca da história recente”, pontua.
De acordo com o poeta Jénerson Alves – que também é jornalista –, o cordel foi feito após um trabalho de ampla pesquisa. “Prezamos pelo conteúdo, buscando transmiti-lo, em linhas gerais, a fim de provocar a reflexão no leitor”, afirma, dizendo que o público-alvo do cordel é formado por estudantes, sobretudo do ensino fundamental e médio.
Além da poesia principal, que aborda a Ditadura Militar, a obra contém uma poesia extra – intitulada ‘A Ditadura da Moda’ – na qual os artistas devaneiam sobre certos tipos de ‘ditaduras’ que predominam no tempo presente. A capa é assinada pelo poeta e xilogravador Espingarda do Cordel, considerado uma das maiores revelações nesse estilo nos últimos anos.

A obra está disponível para download gratuito no seguinte link: https://docs.com/13UT1. Entretanto, a versão impressa está sendo comercializada, diretamente com os autores e também no Museu do Cordel, em Caruaru.

Nenhum comentário:

Postagens relacionadas:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...