domingo, 14 de setembro de 2025

Da Gramática à Literatura - por Jénerson Alves

 


Assim como as asas são para as aves, são os conhecimentos de Gramática e de Literatura para os que querem compreender e usar bem a Língua Portuguesa. Estudar Gramática não é decorar regras, mas é compreender – de forma metódica ou histórica – os fatos de uma língua. Estudar Literatura não é memorizar períodos, autores e obras, mas compreender nuances e entrelinhas.


A Gramática nos oferece munições. Quanto mais soubermos sobre o idioma – suas particularidades, como fonética, morfologia e sintaxe –, mais saberemos empregar o vernáculo de maneira clara e expressiva. A Literatura é o campo de batalha. É nela que se busca o Belo a partir da palavra. E o Belo é agradável pelo esplendor de sua grandeza, para o qual é necessário ser dotado de integridade, harmonia e claridade.


Ora, ao falarmos em integridade, entenda-se que a obra deve ser inteira e não disforme; a harmonia trata-se da proporção das partes; e a claridade, da equilibrada distribuição de luz e sombras. Esses fatores, na literatura, aparecem no emprego de frases apropriadas, de figuras de linguagem, de simplicidade mas não trivialidade.


No estudo das obras literárias, é muito importante levarmos em conta aspectos gramaticias, históricos, sociais, sobretudo seguindo um processo indutivo, isto é, do particular para as generalidades. Não é só saber, por exemplo, que o Romantismo exalta a mulher ou que o Parnasianismo cultua a forma, é identificar essas realidades na obra e delas extrair conteúdos para a vida.


Afinal, já nos dissera o professor Fidelino de Figueiredo: “A literatura é coisa tão estreitamente ligada às tendências profundas do homem, ao seu impulso vital, à sua luta com o ambiente, à sua fúria de interpretação e libertação que só quem de perto ou de longe tem no espírito algum aspecto desse drama a pode aprender isto é, procurar e achar nela o que responde às suas curiosidades e angústias, na medida em que elas se casam às do artista criador”.


Da Gramática à Literatura - por Jénerson Alves

  Assim como as asas são para as aves, são os conhecimentos de Gramática e de Literatura para os que querem compreender e usar bem a Língua...