Pular para o conteúdo principal

O discípulo em uma sociedade pós-moderna

Calma! Reconheço que esse título é capaz de assustar qualquer um, mas quero, a princípio, informá-lo que longe de mim está o desejo de redigir um artigo científico ou um tratado teológico sobre esse tema. Quero apenas convidá-lo a passear comigo por estas poucas linhas e, no transcorrer delas, dialogarmos (sim, por que não?) sobre um tema tão importante para aqueles que anseiam incorporar o caráter de Cristo no seu próprio caráter.
Ok. Discípulo é aquele que sela as palavras de Deus no seu coração (Is 8:16), isto é, quem põe a lei do Senhor no centro de suas vontades, idéias e sentimentos. Quanto a isso, tudo bem, nenhuma novidade. Afinal, escutamos essa definição em tudo quanto é culto - doutrina, oração, mocidade, proclamação, escola bíblica... enfim, nós já internalizamos esse conceito em nossa vida. Por isso mesmo, poderíamos resumir e dizer que discípulos somos nós, concorda? Então, o assunto de nossa conversa é a maneira que nós devemos proceder em uma sociedade pós-moderna. Certo?
Certo. Mas… o que é uma sociedade pós-moderna? De acordo com o escritor Jair Ferreira dos Santos, pós-modernismo é o nome dado às mudanças ocorridas nas ciências, nas artes e nas sociedades a partir da segunda metade do século XX. Entre essas mudanças, destacam-se o bombardeio de informações e o carpe diem (“aproveite o dia”, em latim). O desenrolar dessas modificações, no âmbito individual, resultou em um sujeito dessubstancializado, narcisista e sem grandes ideais. Eita, tentando simplificar isso em outras palavras, o homem pós-moderno recebe informações fragmentadas a todo instante, seja pela TV, rádio, internet, outdoor, jornal, revista etc. – isso faz com que seja impossível para ele conectá-las e convertê-las em um conhecimento amplo. Destarte, ele se torna um vivente sem idiossincrasia vasta, pois, na prática, perdeu o conceito de que o tempo é linear e progressivo. Portanto, não há engajamento em mobilizações sociais, sindicais, partidárias etc. Isso é sintoma de uma ótica privatizada de si mesmo, por conta do hedonismo narcisista que impera na mente das pessoas hodiernas.
É verdade. E nossas igrejas não formam uma exceção nesse cenário. Já percebeu que os “grandes ideais” dos membros eclesiásticos, muitas vezes, é conseguir um carro novo ou comprar uma casa nova? E os líderes, quase sempre, se preocupam demasiadamente em “nobres” atividades, como qual vai ser o cantor ou pastor “de fora” que vai participar de determinada programação festiva (como se a “obra de Deus” se resumisse às meras atividades entre crentes salvos, satisfeitos e sentados – sem querer menosprezar as relações interpessoais entre cristãos, elas são importantíssimas)? Não há interesses comuns e abrangentes, o máximo que se consegue é um ou outro evento de marcha, digo, massa. E a vida deixa de ser um plano global e divino para tornar-se uma cadeia de eventos isolados e sem propósitos.
Já viu que todos nós tentamos fazer do nosso cotidiano uma festa? Um gesto corriqueiro – como ir ao templo – muitas vezes é travestido de glória e excessivamente comparado à santidade. A isso, o sociólogo francês Jean Baudrillard chama de espetacularização da vida – a Bíblia chama de “concupiscência da carne” (I Jo 2:16). Já parou para pensar o quanto hipervalorizamos a aparência, pondo-a acima a essência, às vezes? Lembrei-me de um colega meu – não vou dizer que ele é da minha igreja, mas é. Após eu ter comentado que a namorada (dele) era muito bonita, jactou-se e disse: “Bonita mesmo é a foto dela no profile do Orkut!”. Usando as palavras de Baudrillard, mais vale a simulação do real (“concupiscência dos olhos”) do que o próprio real. Sendo assim, mais bela do que a beleza da menina (que é bela mesmo, não vou mentir...) é a beleza da fotografia que ultravaloriza a beleza da garota (vê? É complicado, mas é simples...). Além disso, o sociólogo aponta a sedução do sujeito como característica intrínseca ao pós-modernismo. É o que as Sagradas Escrituras chamam de “soberba da vida”. Seduzir quer dizer atrair. Dá-se a idéia de que o ser é único, mais importante do que os outros. Os fones de ouvido, por exemplo, privam os demais de partilharem a mesma informação que “você”, somente “você” tem acesso. Da mesma forma que “você” vai à igreja para receber a sua bênção. Os louvores, as orações e a pregação devem estar em conformidade com o seu gosto. Caso contrário, a igreja está errada...
Mas não é esse o plano original de Deus! Voltemos para I João 2:16: “Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não procede do Pai, mas procede do mundo”. A posição do discípulo em uma sociedade pós-moderna é de vivenciar e apregoar que a vida humana não é, nem pode ser uma sucessão de fatos, mas é a expressão da glória de Deus (I Cor 1:31). A aparência das coisas não tem importância para o Senhor, pois Ele “escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios e escolheu as coisas fracas para envergonhar as fortes, Deus escolheu as coisas humildes do mundo, e as desprezadas, e aquelas que não são, para reduzir a nada as que são, a fim de que ninguém se vanglorie na presença de Deus” (I Cor 1:2-29).
O discípulo deve crer “no Deus desaprisionado do Vaticano e de todas a religiões existentes e por existir” (como disse Frei Betto); deve ter uma visão de Reino e não de templo; deve ter um olhar à frente e não limitado; deve amar a Deus mais do que tudo e ao próximo como a si mesmo; deve ter a Bíblia como regra de fé e prática, não os estatutos doutrinários terrenos; deve dar-se pelo prazer de dar-se, como Cristo deu-se ao mundo em prol de pecadores; deve chorar com os que choram, gargalhar com os que gargalham; deve se despir de todo sentimento faccioso e revestir-se da armadura de Deus; deve ser uma bênção (Gên 12:2) e não buscar receber incontáveis bênçãos. O discípulo de Cristo deve ser para o mundo como a alma é para o corpo. Sejamos, pois, dessa forma, sal e luz, a fim de colocarmos Jesus Cristo como modelo para um mundo sem referência. Ele é a única substância de amor perene que pode preencher o dessubstancializado ser pós-moderno e nós, os Seus discípulos, somos o único canal capaz de fazer com que isso aconteça.

Jénerson Alves

Postagens mais visitadas deste blog

Professor Reginaldo Melo

por Jénerson Alves Texto publicado na Coluna Dois Dedos de Prosa, do Jornal Extra de Pernambuco - ed. 625 Ao lado de outros poetas de Caruaru, entrei no apartamento onde o professor Reginaldo Melo está internado há três semanas, em um hospital particular. Ele nos recebeu com alegria, apesar da fragilidade física. Com a voz bem cansada, quase inaudível, um dos primeiros assuntos que ele pediu foi: “Ajudem-me a publicar o cordel sobre o Rio Ipojuca, que já está pronto, só falta ser levado à gráfica”. Coincidentemente, ele estava com uma camisa de um Encontro sobre a questão hídrica que participou em Goiás. Prof. Reginaldo (centro), ao lado de Espingarda do Cordel (e) e Jénerson Alves (d) Durante o encontro no quarto do hospital, ocorrido na última semana, quando Olegário Filho, Nelson Lima, Val Tabosa, Dorge Tabosa, Nerisvaldo Alves e eu o visitamos, comprometemo-nos em procurar os meios para imprimir o cordel sobre o Rio Ipojuca, sim. Além disso, vamos realizar – em n

Apeirokalia

Do grego, a palavra ‘apeirokalia’ significa “falta de experiência das coisas mais belas”. A partir deste conceito, compreende-se que o sujeito que não tem acesso a experiências interiores que despertem o desejo pelo Belo, pelo Bem e pelo Verdadeiro durante a sua formação, jamais alcançará o horizonte de consciência dos sábios. A privação às coisas mais belas predomina em nosso país. Desconhecemos biografias de nossos ancestrais – ou, quando conhecemos, são enfatizados aspectos pouco louváveis de suas personalidades. As imagens identitárias do nosso povo são colocadas a baixo. Esculturas, construções, edificações, pinturas são pouco apresentadas. Até a nossa língua tem sido violada com o distanciamento do vernáculo e do seu significado.   A música real tem perdido espaço para séries de ritmos abomináveis. Este problema perpassa por uma distorção da cosmovisão sobre o próprio ser humano. Hedonista, egocêntrico e materialista, o homem moderno busca simplesmente o seu bem-estar.

1º de agosto - Dia do Poeta da Literatura de Cordel

Hoje (1º  de agosto) é o Dia do Poeta da Literatura de Cordel. Este gênero de tanta grandeza cultural predomina no Nordeste brasileiro, mas possui raízes europeias, tendo chegado ao Brasil através dos portugueses, no século XVIII. Ao longo da história, grandes poetas cultivaram essa forma de expressão artística, que possui expoentes ainda hoje. Por isso, nossa equipe preparou um especial, com estrofes memoráveis criadas por cordelistas de todos os tempos. Confira: Os nossos antepassados Eram muito prevenidos, Diziam: “Matos têm olhos E paredes têm ouvidos. Os crimes são descobertos, Por mais que sejam escondidos”. (Leandro Gomes de Barros) João Grilo foi um cristão Que nasceu antes do dia, Criou-se sem formosura, Mas tinha sabedoria E morreu depois da hora, Pelas artes que fazia. (João Ferreira de Lima) Só pune a honra o honrado Porque é conhecedor, Pois o honrado conhece Que a honra tem valor E quem fere a honra alheia Fica sendo devedor. (Caetano