A noite da sexta-feira (26) ficará registrada na história da cultura popular em Caruaru, devido à solenidade de posse de novos integrantes da Academia Caruaruense de Literatura de Cordel (ACLC). O evento começou às 20h e ocorreu na Academia de Cultura, Ciências e Letras de Caruaru (Acaccil), já que a sede da ACLC se encontra inutilizada, devido às reformas que o poder público municipal está realizando na Estação Ferroviária desde 2019.
Davi Geffson presidiu posse de Jardeano e Aline |
Na solenidade, a poetisa Aline Sales tomou posse na cadeira nº 01, cujo patrono é Rogaciano Leite. Por sua vez, José Jardeano assumiu a cadeira nº 03, que reverencia Cego Aderaldo. Os imortais estavam visivelmente emocionados com a posse. “Vou seguir unindo forças e defendendo nossa cultura popular”, disse Aline. “Sou muito grato pelo acolhimento de todos da Academia e podem contar comigo para trabalhar e fazer o melhor para o público”, declarou Jardeano.
Jardeano recebe diploma das mãos de Carlinhos Cordel |
Aline Sales é diplomada por Cilene Santos |
Segundo o presidente da ACLC, Davi Geffson, o evento marca uma nova fase na instituição. “São autores que têm uma forte produção literária, com características e especificidades, e também fomentam a arte e interagem com variados públicos. A nossa Academia e a sociedade em geral só têm a ganhar com esses quadros”, ressaltou.
Mesa foi formada por Valdez Soares, Davi e Cilene |
Banda Forró Cordel encantou o público com canções |
Além da parte solene, o evento contou com apresentações culturais. O grupo Forró Cordel interpretou clássicos do cancioneiro nordestino, a exemplo de ‘Sabiá’, ‘Riacho do Navio’ e ‘Meu Velho Ipojuca’. Os poetas Jefferson Moisés e Dorge Tabosa também abrilhantaram o público declamando poemas matutos.
Membros da ACL posam para foto oficial |
Fotos: Gislayne Teixeira/Divulgação