A Escola Antenor Vieira, em Belo Jardim, torna-se palco para a pré-estreia do espetáculo “No Rastro do Encantado”, a partir das 19h30 desta sexta-feira (19). Já nos dias 24, 25 e 26, a peça chega à zona rural do município com seis apresentações, contemplando escolas de Água Fria, Vila Raiz, Serra dos Ventos, Taboquinha, Xucuru e Sítio Palha.
Realizada pelo Coletivo Poeira, a peça conta a história de Encantado, o boi preferido do Capitão, que foge dos cuidados de Bastião e Matheo. Com o objetivo de trazer o boi de volta, os dois amigos seguem em uma jornada enfrentando os perigos da noite, malassombros e a própria morte.
Para enriquecer a narrativa, o grupo de teatro conta com elementos da cultura popular nordestina e nacional, dando ênfase às heranças criativas de europeus, africanos e indígenas. Trata-se de um espetáculo para a rua e espaços públicos, composto por intervenções musicais, bonecos e máscaras.
Buscando descentralizar o teatro na cidade, o Coletivo Poeira direcionou a programação para a zona rural. “A gente quer levar teatro onde ele não consegue chegar efetivamente. Ele precisa ser democrático e acessível. Esse é o nosso maior desafio, mas a gente está chegando lá”, relata a atriz e produtora executiva do espetáculo, Cíntia Souza.
Entre os dias 24 e 26 de novembro, as escolas municipais beneficiadas serão: Joaquim Medeiros, Tenente João Cordeiro, Manoel Teodoro, Escola do Campo de Taboquinha, Luiza Leopoldina e Luiz Pereira.
“O teatro é uma atividade bastante rica para crianças. Assistir teatro auxilia a desenvolver atenção focada, imaginação, ferramentas de observação, espontaneidade e favorece a criatividade”, explica a professora de teatro e também atriz do espetáculo, Marília Azevedo.
No Rastro do Encantado é um projeto financiado pelo Funcultura, realizado pelo Coletivo Poeira e tem indicação livre para todos os públicos.
Programação completa
19/11 - Sexta-feira
Pré-estreia
Escola Antenor Vieira - 19h30
20/11 – Sábado
Estreia restrita para convidados.
SESC LER Belo Jardim - 16h30
24/11 – Quarta-feira
Escola Joaquim Medeiros (Distrito de Água Fria) - 10h
Escola Tenente João Cordeiro (Vila Raiz) - 15h
25/11 – Quinta-feira
Escola Manoel Teodoro (Distrito de Serra dos Ventos) - 10h
Escola do Campo de Taboquinha (Distrito de Taboquinha) - 15h
26/11 – Sexta-feira
Escola Luiza Leopoldina (Distrito de Xucuru) - 10h
Escola Luiz Pereira (Sítio Palha) - 15h
Sobre o Coletivo Poeira
Grupo de teatro que atua na cidade de Belo Jardim desde 2017, em ações culturais de teatro para a rua e teatro para as infâncias, além de realizar projetos de pesquisa e formação.
Ficha técnica do espetáculo:
Produção executiva: Cintia Souza
Dramaturgia e encenação: Marília Azevedo
Figurinos: Cintia Souza
Bonecos: Wallace cruz
Elenco: Cintia Souza, Faelbi Antônio, Marília Azevedo, Wallace Cruz
Assistente de produção: Brendo Lima
Intérprete Libras: Mirisdiana Gomes
Designer: Soraya Feitoza
Assessoria de Imprensa: Katharyne Bezerra, do Estúdio Oba.
Realização: Coletivo Poeira
Costureira: Maria da paz
Cenografia: Faelbi Antônio
Fotos: Thalita Rodrigues e Edulizou
Fotos da divulvação: Thalita Rodrigues