sábado, 31 de janeiro de 2026

A mensagem esquecida em ‘Nefarious’ - por Jénerson Alves

 


Já faz algum tempo que o filme ‘Nefarious’ virou uma espécie de febre na internet. A obra é um terror racional, praticamente sem violência, e conta a história de um psiquiatra norteamericano que vai determinar a sanidade mental de um criminoso e constata que ele está possuído por um demônio.


Se, biblicamente, o diabo é o pai da mentira, no filme ele apregoa verdades – algumas, porém, sob a versão do inferno. O ente trevoso conta as etapas da possessão, que nasce com pensamentos aparentemente simples e manifesta-se após a normalização do mal.


A obra deixa clara a existência dos demônios. Inclusive, até um padre moderninho – que enxerga o demônio sob um prisma meramente psicológico – é ridicularizado. Ao contrário da visão hodierna de que os ‘demônios’ são como ‘formas-pensamento’ ou somente expressões emocionais, o filme pontua que esses são seres sobrenaturais, com experiência, força e inteligência superiores às dos homens.


Interessante é o filme abordar a realidade do conflito cósmico, mas uma parte da história parece ser esquecida. Se uma pessoa atormentada pelas hostes infernais pode causar impactante horror, aquele em quem habita o Espírito Santo pode saber até as coisas mais profundas de Deus.


Embora certas temáticas atuais, abordadas no filme, tenham nítida origem satânica, não é a simples oposição a elas capaz de transformar o ser humano. Isso só é possível pela fé em Jesus Cristo como Senhor e Salvador.


Que sempre possamos nos lembrar da mensagem esquecida em ‘Nefarious’ – a qual seria assim sintetizada por S. Paulo: “Fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder. Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo.” (Ef 6:10-11)



A mensagem esquecida em ‘Nefarious’ - por Jénerson Alves

  Já faz algum tempo que o filme ‘Nefarious’ virou uma espécie de febre na internet. A obra é um terror racional, praticamente sem violênci...