sábado, 9 de abril de 2022

“Escrever é se desligar daqui para se ligar em um outro lugar”, diz Julyanna Barbosa

 

Mestre em Literatura e Interculturalidade pela Universidade Estadual da Paraíba, Julyanna Barbosa se dedica a escrever ficção cristã e vem despontado no universo literário graças ao seu talento e produções criativas. Ela fala com a gente sobre ‘Metanoia’, sua nova obra, e outros assuntos. Confira:




Você está iniciando a pré-venda de seu novo livro, Metanoia. De que trata o enredo?
“Metanoia” é uma história de encontros e de desencontros entre dois jovens que têm suas vidas marcadas por traumas e por tragédias familiares. Ao longo da trama, o passado de ambos vai sendo revelado e, junto com ele, os pesadelos e as dores que precisam ser curados e deixados para trás. O enredo surpreende e deixa o leitor envolvido com os personagens do início ao fim.


Na sua avaliação, de que forma a ficção cristã contribui para a edificação espiritual?

A ficção cristã é um importante instrumento para a edificação espiritual (no caso daqueles que já experimentaram o novo nascimento), assim como uma ferramenta eficaz para propagar o Evangelho de Cristo (evangelizar os não convertidos). Embora não substitua a Bíblia Sagrada sob nenhuma hipótese, a ficção cristã pode auxiliar e instigar o leitor a buscar o conhecimento das Escrituras e a se aproximar mais intimamente de Cristo.


Você também é professora. Essa formação intervém, de alguma forma, em sua escrita?

Sim, sou licenciada em Letras (Língua Portuguesa), embora não esteja atuando na área já há alguns anos. Com certeza a formação nessa área foi fundamental na hora de escrever. Em termos técnicos, em se tratando da gramática propriamente dita, a experiência na sala de aula foi muito significativa, visto que o professor de português está todo o tempo lidando com regras ortográficas, concordância e sinais de pontuação. Mas um bom texto não se constrói apenas com termos e regras gramaticais. O lado criativo de desenvolver a escrita e de criar uma história com personagens tão vivos e quase tão reais, digamos, vai além do ambiente escolar, porque vai além de qualquer ambiente que não permeie puramente a imaginação. Escrever é se desligar daqui para se ligar em um outro lugar.


Como os interessados em sua obra podem adquirir seus livros?

Para adquirir meus livros, o leitor precisa apenas entrar em contato pelo Instagram @julyannabarbosa_ e mandar um direct ou clicar no link da bio que, automaticamente, vai ser guiado para uma conversa no WhatsApp .



Vou levar Lady Gaga para ouvir um baião de viola nordestina - Jénerson Alves

Mote e glosas: Jénerson Alves   Foto: Wikipedia Lady Gaga, cantora americana, É famosa demais no mundo inteiro, Fez um show lá no Rio de J...