Pular para o conteúdo principal

Inscrições abertas para oficinas de dança em Belo Jardim



Buscando promover ações formativas de aprimoramento técnico e de criação para artistas da dança e público em geral, o Interior Coletivo oferece 4 oficinas gratuitas dessa linguagem na cidade de Belo Jardim, Agreste Central. As inscrições para o Circuito Dança Jardim vão até o dia 2 de novembro e podem ser realizadas aqui.


As 15 pessoas selecionadas vão passar por uma audição na próxima sexta-feira (4) para que apresentem um pequeno solo de dança. No sábado (5), as oficinas iniciam com a dançarina caruaruense, Renata Lima, abordando os ritmos populares de Pernambuco. Encerrando o primeiro final de semana (6), é a vez da vivência com o Coletivo Interior.


O segundo final de semana se dedica a abordar os princípios dos movimentos com ênfase no espaço, tempo e improviso. Intitulada de “Introdução à prática de dança”, a oficina é realizada pela dançarina Gardênia Fernandes e a educadora Marcela Felipe. 


A relação da dança com o teatro é o tema da terceira aula que é proposta pela atriz, bailarina e pesquisadora, Lane Luz. “A oficina se propõe a investigar o corpo em movimento por meio da dança-teatro, utilizando técnicas e mecanismos metodológicos das duas linguagens dialogicamente, tendo como base os artistas pesquisadores do corpo Rudolf Laban e Pina Bausch”, explica a profissional.



Encerrando as oficinas do Circuito Dança Jardim, a performer, diretora, atriz e coreógrafa, Iara Izidoro realiza “O que Permanece aqui – Dança e Hibridismo”, com o intuito de abordar a poética performativa recorrendo ao tempo como determinante criativo.


Segundo uma das integrantes do Coletivo Interior e produtora do Circuito, Marília Azevedo, todas as atividades formativas vão acontecer aos finais de semana de novembro, na Sala de Dança do SESC LER Belo Jardim. Aos sábados o dia todo e aos domingos pela manhã.


Em paralelo às oficinas, Dança Jardim também conta com a apresentação do “O Idioma das Árvores” em escolas municipais. O espetáculo de dança contemporânea traz cinco intérpretes que constroem uma movimentação fluida, unindo ar e água, sustentada pela mãe terra e atravessados pela palavra poética.


O encerramento do evento acontece no dia 27, no Auditório do EREM Belo Jardim, com a apresentação dos solos dos alunos e a entrega de certificados.


Dança Jardim é financiado pela Lei de incentivo à cultura do Governo do Estado, o Funcultura. 


*Confira programação completa:*


*1º fim de semana:*

*4/11 (Sexta-feira) – 19h*

 

Audições de solo (com interprete de Libras)

Local: Auditório da EREM Belo Jardim


*5/11 (Sábado) – 9h às 12h e 14h às 17h* 

Oficina “A dança ao redor: Os ritmos populares de Pernambuco” (Renata Lima – Caruaru PE)

Local: Sala de Dança do SESC Belo jardim


*6/11 (Domingo)  – 9h às 12h* 

Vivência com o Interior Coletivo (Belo Jardim PE)

Local: Sala de Dança do SESC Belo jardim


*2º fim de semana:*


*11/11 (Sexta) – 19h30*

Espetáculo “O Idioma das Árvores” (Interior Coletivo – PE) (com interprete de Libras)

Local: Auditório da EREM Belo Jardim


*12/11 (Sábado) – 9h às 12h e 14h às 17h e 13/11 (Domingo) – 9h às 12h*

Oficina “Introdução à dança contemporânea” (COLETIVA - Gardênia Fernandes Coleto e Marcela Felipe – Recife PE)

Local: Sala de Dança do SESC Belo jardim


*3º fim de semana:*

*18/11 (Sexta) – 19h30*

Espetáculo “O Idioma das Árvores” (Interior Coletivo-PE) (com interprete de Libras)

Local: Auditório da Escola Professor Donino.


*19/11 (Sábado) – 9h às 12h e 14h às 17h e 20/11 (Domingo) – 9h às 12h*

Oficina “Dança-teatro: Um corpo em expressão” (Lane Luz – Recife PE)

Local: Sala de Dança do SESC Belo jardim.


*4º fim de semana:*

*24/11 (Quinta) – 19h30*

Espetáculo “O Idioma das Árvores” (Interior Coletivo-PE) (com interprete de Libras)

Local: Escola Maria Galvão


*25/11(Sexta) – 9h às 12h e 14h às 17h e 26/11 (Sábado) – 9h às 12h*

Oficina “O que Permanece aqui – Dança e Hibridismo” (Iara Izidoro – Recife PE)

Local: Sala de Dança do SESC Belo jardim


*27/11 (Domingo) – 17h* 

Evento de encerramento (com interprete de Libras)

Local: Auditório da EREM Belo Jardim


*Link para inscrições:* https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSe1_3ughWNc1BleGNN3TETkqfEAYk_2hJ4OPTyjtu9sj0rZ5Q/viewform

Postagens mais visitadas deste blog

A Vocação de São Mateus

  Dentre as obras de Caravaggio, ‘A Vocação de São Mateus’ é uma das que mais provocam debates e reflexões. A tela, com traços realistas, parece fazer saltar ao mundo real o que está expresso no versículo 09 do capítulo 09 do Evangelho de S. Mateus: “Passando por ali, Jesus viu um homem chamado Mateus, sentado na coletoria, e disse-lhe: ‘Siga-me’. Mateus levantou-se e o seguiu”. O domínio da luz, inerente à verve do pintor barroco, é evidente na obra. O contraste da luz que entra pela janela no ambiente escuro parece representar o contato do mundo espiritual com o terreno – este reproduzido no grupo de pessoas à mesa e aquele pela figura do Senhor Jesus Cristo ao lado de São Pedro. Os indivíduos sentados à mesa parecem ter idades e posições sociais distintas. O mais relevante deles é Mateus, trajado de forma elegante e com uma postura de proeminência. Sem dúvida, uma boa exibição do que seria a conduta dos cobradores de impostos do primeiro século. No texto neotestamen...

3 mulheres cordelistas que você precisa conhecer

  JOSILEIDE CANTALICE Josileide Cantalice nasceu em Bezerros-PE, em 1959. É casada, mãe de dois filhos e avó de cinco netos. Aposentada. Começou a escrever poemas em 2015, aos 56 anos de idade. Ainda criança apreciava a Literatura de Cordel, lendo folhetos para seus pais e vizinhos. Recentemente publicou o seu primeiro livro, intitulado 'Poesia e Fé'. Disse Rute a Noemi: Eu não vou te abandonar Aonde quer que tu fores  Eu irei te acompanhar  E onde quer que pousares Também eu irei pousar. EDIANA TORRES Ediana do Socorro Torres Fraga nasceu em 01.05.1977, na cidade de Bezerros-PE. É mulher negra, agricultora, artesã, cabeleireira, poetisa e declamadora. Em 2017, foi uma das vencedoras do Primeiro Recital Poético de Bezerros. É integrante da AMALB (Associação do Movimento Artístico e Literário de Bezerros). Ensinar nossas crianças  Com carinho e com respeito  Ainda é o melhor caminho  Para um futuro perfeito; É formando o cidadão  Que se faz uma nação...

Professor Reginaldo Melo

por Jénerson Alves Texto publicado na Coluna Dois Dedos de Prosa, do Jornal Extra de Pernambuco - ed. 625 Ao lado de outros poetas de Caruaru, entrei no apartamento onde o professor Reginaldo Melo está internado há três semanas, em um hospital particular. Ele nos recebeu com alegria, apesar da fragilidade física. Com a voz bem cansada, quase inaudível, um dos primeiros assuntos que ele pediu foi: “Ajudem-me a publicar o cordel sobre o Rio Ipojuca, que já está pronto, só falta ser levado à gráfica”. Coincidentemente, ele estava com uma camisa de um Encontro sobre a questão hídrica que participou em Goiás. Prof. Reginaldo (centro), ao lado de Espingarda do Cordel (e) e Jénerson Alves (d) Durante o encontro no quarto do hospital, ocorrido na última semana, quando Olegário Filho, Nelson Lima, Val Tabosa, Dorge Tabosa, Nerisvaldo Alves e eu o visitamos, comprometemo-nos em procurar os meios para imprimir o cordel sobre o Rio Ipojuca, sim. Além disso, vamos realizar – em n...