sexta-feira, 30 de março de 2018

A PÁSCOA DE CRISTO



O momento da Páscoa representa a base da fé cristã. A centralidade da mensagem do Cristianismo não está em um conjunto de práticas, mas em uma Pessoa - a saber, Jesus Cristo.

Vemos na Bíblia que Deus criou todas as coisas e, em seguida, deu ao ser humano a responsabilidade de cuidar do planeta Terra, refletindo nela o caráter divino. Após a criação, o ser humano entrou em estado de rebelião contra a Trindade, no episódio narrado no Gênesis como "a queda". A partir de então, o ser humano perdeu a consciência de responsabilidade para com o planeta, adotando um estilo de vida diferente do que foi orientado pelo Criador. Assim, onde deveria reinar harmonia passou a existir ódio, ganância e todo tipo de maldade.

Para retirar o ser humano deste estado de rebelião,  foi preciso que Jesus Cristo - que é Um em essência com o Pai - se esvaziasse de si mesmo e adotasse a forma humana. A Sua condenação à cruz foi substitutiva. Ele morreu em nosso lugar, pagando o preço do castigo que era devido àqueles que entraram em rebelião contra a Trindade.  Este gesto foi bem descrito por Luís de Camões: "O sumo Deus! Tu mesmo te condenas / pelo mal em que eu só sou tão culpado".

Assim, Ele resgatou o ser humano do pecado e, todos os quantos O receberem terão o benefício de serem feitos "filhos de Deus" - isto é, de refletirem o caráter de amor do Pai.
Que neste dia - e em todos os outros - possamos pensar no caráter de Jesus, na pessoa dEle, atentar para o Seu estilo de vida e seguir os Seus conselhos. Ele é o único capaz de dar sentido à vida.

Jénerson Alves

Vou levar Lady Gaga para ouvir um baião de viola nordestina - Jénerson Alves

Mote e glosas: Jénerson Alves   Foto: Wikipedia Lady Gaga, cantora americana, É famosa demais no mundo inteiro, Fez um show lá no Rio de J...