Pular para o conteúdo principal

Crucificação de São Pedro


Crocificione di San Pietro é uma das mais conhecidas obras de Caravaggio. Produzida em 1601, encontra-se na Capela de Santa Maria del Popolo, em Roma. No quadro, é possível observar a técnica do chiaroscuro (mistura de luz e sombra) utilizada magistralmente pelo pintor. Com estética barroca, o fusionismo presente na imagem expressa elementos da oposição humano x divino.

Chama a atenção na obra o descomunal esforço envidado pelos algozes do Apóstolo. Apesar de longevo, o peso de S. Pedro é superior à força dos carrascos – dos quais, diga-se de passagem, não são revelados os rostos. Por sua vez, o discípulo do Senhor Jesus apresenta uma face serena, a despeito de estar frente à morte. A tranquilidade expressa na tela difere do caráter impulsivo do jovem Pedro demonstrado nos Evangelhos, aproximando-se da personalidade demonstrada em suas cartas, escritas na velhice do Apóstolo.

Ainda observando o quadro, vemos que o artista retratou a tradição cristã de que Pedro teria morrido crucificado de cabeça para baixo. Segundo os relatos, o Apóstolo não se sentia digno de ter uma morte similar à do Mestre. Supõe-se que Pedro tenha sido crucificado no ano 65, sob a perseguição de Nero.

Na sua segunda epístola, provavelmente redigida no ano 60, Pedro já admoestava aos cristãos da época acerca da proximidade de seu falecimento. “Sabendo que brevemente hei de deixar este meu tabernáculo, como também nosso Senhor Jesus Cristo já mo tem revelado” (II Pedro 1:14). A revelação de Cristo acerca da morte do discípulo deu-se após a ressurreição do Senhor, no momento em que Jesus lhe diz: “Quando já fores velho, estenderás as tuas mãos, e outro te cingirá, e te levará para onde tu não queiras”, conforme está registrado no Evangelho de São João, capítulo 21.

A morte do Apóstolo Pedro revela o testemunho de um homem que se manteve fiel à sua fé. Ele era um rude pescador nascido em Betsaida, na Galileia, que ouviu o chamado de Jesus para ser feito “pescador de homens”.  Após soltar os remos e as redes do barco e caminhar com o Carpinteiro, presenciou milagres e maravilhas. Essa experiência fê-lo exclamar a essência da igreja cristã: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus Vivo” (Mt 16:16). Acerca desta confissão, explica-nos o padre Antônio Vieira no Sermão de São Pedro, pregado em Lisboa em 1644:

“Cristo é Filho de Deus, e nós também somos filhos de Deus: Dedit eis potestatem Filios Dei fieri. Em que se distingue logo Cristo de nós? Em que Cristo é Filho de Deus vivo, nós somos filhos de Deus morto. Cristo Filho de Deus vivo, porque Deus, que é imortal, o gerou ab aeterno; nós filhos de Deus morto, porque o mesmo Cristo, morto nos braços da cruz, foi o que nos gerou de novo e nos deu este segundo e mais sublime nascimento”.


Jénerson Alves

Postagens mais visitadas deste blog

Professor Reginaldo Melo

por Jénerson Alves Texto publicado na Coluna Dois Dedos de Prosa, do Jornal Extra de Pernambuco - ed. 625 Ao lado de outros poetas de Caruaru, entrei no apartamento onde o professor Reginaldo Melo está internado há três semanas, em um hospital particular. Ele nos recebeu com alegria, apesar da fragilidade física. Com a voz bem cansada, quase inaudível, um dos primeiros assuntos que ele pediu foi: “Ajudem-me a publicar o cordel sobre o Rio Ipojuca, que já está pronto, só falta ser levado à gráfica”. Coincidentemente, ele estava com uma camisa de um Encontro sobre a questão hídrica que participou em Goiás. Prof. Reginaldo (centro), ao lado de Espingarda do Cordel (e) e Jénerson Alves (d) Durante o encontro no quarto do hospital, ocorrido na última semana, quando Olegário Filho, Nelson Lima, Val Tabosa, Dorge Tabosa, Nerisvaldo Alves e eu o visitamos, comprometemo-nos em procurar os meios para imprimir o cordel sobre o Rio Ipojuca, sim. Além disso, vamos realizar – em n

Apeirokalia

Do grego, a palavra ‘apeirokalia’ significa “falta de experiência das coisas mais belas”. A partir deste conceito, compreende-se que o sujeito que não tem acesso a experiências interiores que despertem o desejo pelo Belo, pelo Bem e pelo Verdadeiro durante a sua formação, jamais alcançará o horizonte de consciência dos sábios. A privação às coisas mais belas predomina em nosso país. Desconhecemos biografias de nossos ancestrais – ou, quando conhecemos, são enfatizados aspectos pouco louváveis de suas personalidades. As imagens identitárias do nosso povo são colocadas a baixo. Esculturas, construções, edificações, pinturas são pouco apresentadas. Até a nossa língua tem sido violada com o distanciamento do vernáculo e do seu significado.   A música real tem perdido espaço para séries de ritmos abomináveis. Este problema perpassa por uma distorção da cosmovisão sobre o próprio ser humano. Hedonista, egocêntrico e materialista, o homem moderno busca simplesmente o seu bem-estar.

O gato vaidoso - poema de Jénerson Alves

Dois felinos residiam Em uma mesma mansão, Mas um percorria os quartos; Outro, somente o porão. Eram iguaizinhos no pelo, Contudo, na sorte, não. Um tinha mimo e ração; O outro, lixo e perigo. Um vivia igual um príncipe; O outro, feito um mendigo (Que sem cometer delito Sofre só o seu castigo). No telhado do abrigo Certa vez se encontraram. Ante a tela do contraste, Os dois bichanos pararam E a Lua foi testemunha Do diálogo que travaram. Quando eles se olharam, Disse o rico, em tom amargo: “Tu és mísero vagabundo, Eu sou do mais alto cargo! Sou nobre, sou mais que tu! Portanto, passa de largo!” O pobre disse: “O teu cargo Foi a sorte quem te deu! Nasceste em berço de luxo, Cresceste no apogeu! Mias, caças, comes ratos… Em que és mais do que eu? Logo, este orgulho teu Não há razão pra ser forte… Vieste nu para a vida, Nu voltarás para a morte! Não chames, pois, de nobreza O que é apenas sorte”. Quem não se impor