Pular para o conteúdo principal

Entrevista - Pastor Celio, eleito presidente da Associação Agrestina das Igrejas Batista de Pernambuco

Nesta Semana o COISAS DA VIDA traz entrevista com o pastor Célio Correia, que é o novo presidente da Associação Agrestina das Igrejas Batista de Pernambuco. A decisão ocorreu na tarde do último sábado (23), durante a reunião da Associação, que ocorreu na Primeira Igreja Batista de Caruaru e contou com representantes de diversas igrejas e congregações, espalhadas por toda a microrregião agreste de Pernambuco. O líder religioso afirma que o principal objetivo da Associação será aprimorar e desenvolver a proclamação do Evangelho nessa região, no intuito de cumprir o “Ide” de Jesus, o qual é o principal objetivo da Igreja. Presentia fez a cobertura de todo o processo de votação e entrevistou o pastor Célio Correia com exclusividade. Confira:
Como o senhor avalia o processo de votação?
Historicamente, nós, batistas, somos democráticos em nosso processo de votação. Levamos, realmente, o sentido da democracia a pleno. E esse sentimento foi concretizado na tarde deste sábado, na Primeira Igreja Batista de Caruaru. Dessa forma, nós trabalhamos democraticamente, ouvindo a voz do povo batista.
Célio Correia
Quais são suas principais propostas para esses próximos dois anos de mandato?
Basicamente, buscar cada vez mais a unificação das igrejas batistas. Essa é uma necessidade, além de proclamar o Evangelho nos municípios que a nossa associação abrange. Há uma necessidade muito grande do crescimento batista nos municípios. Queremos trabalhar em conjunto com os pastores que atuam nesses municípios.
Entretanto, percebe-se, na nossa região, um déficit considerável na quantidade de pastores. A Associação poderá interferir, ou auxiliar, de alguma forma, nesse sentido?
Veja só. Basicamente, nós estamos com cinco igrejas e duas congregações, da nossa Associação, sem pastores. Então, o nosso trabalho, será, realmente, procurar trazer pastores, ou mesmo seminaristas, para atuar nessa região do nosso estado. Isso vai ser resolvido em parceria com a nossa Convenção, e com a Cevam, que é a Junta de Missões do nosso estado. A ideia é, em conjunto, trazer pastores e seminaristas para atuarem no Agreste.
Quais são os entraves que provocam esse déficit pastoral? O Seminário Teológico Batista do Norte (STBN) não tem formado pastores?
Todos os anos, realmente, são formados vários bacharéis em Teologia. O ponto é a disposição das pessoas. Ninguém pode ser obrigado a trabalhar em determinado lugar. As dificuldades, tanto do Sertão como do Agreste, não são poucas. Isso faz com que as pessoas prefiram a Capital. Isso é notório de se observar, mas é algo a ser trabalhado, inclusive no que diz respeito à convocação e à vocação, realmente, de quem vai ao Seminário, se foi chamado realmente pelo Senhor Jesus Cristo para o ministério, para a Sua santa obra.
Atualmente, a imagem dos evangélicos na sociedade está maculada por causa da má atuação de certos personagens. O senhor acha que os setores tradicionais devem adotar medidas no intuito de limpar essa chamuscada imagem dos religiosos em frente à sociedade?
Uma das coisas que podemos observar é que a denominação batista, da Convenção Batista Brasileira, ainda é muito respeitada na sociedade. Nós temos um papel muito importante, que é pregar o Evangelho de Cristo, que nos foi deixado na Bíblia Sagrada. O nosso princípio é este. E isto faz com que as outras pessoas respeitem o Evangelho. Isso eu digo não por ser pastor batista, mas a história exibe nossa importância e seriedade no trabalho religioso, na ação social, e na vocação ministerial. Nós temos um seminário próprio, nós temos formação para líderes, temos congregações e igrejas espalhadas pelos municípios, onde pastores e irmãos se empenham em proclamar o Evangelho de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Há seriedade no trabalho, sim. Nosso principal trabalho é pregar o Evangelho, que a única esperança para o ser humano é Jesus Cristo. Foi essa a ordem que Ele mesmo nos deixou.
 
Fonte: Presentia

Postagens mais visitadas deste blog

Professor Reginaldo Melo

por Jénerson Alves Texto publicado na Coluna Dois Dedos de Prosa, do Jornal Extra de Pernambuco - ed. 625 Ao lado de outros poetas de Caruaru, entrei no apartamento onde o professor Reginaldo Melo está internado há três semanas, em um hospital particular. Ele nos recebeu com alegria, apesar da fragilidade física. Com a voz bem cansada, quase inaudível, um dos primeiros assuntos que ele pediu foi: “Ajudem-me a publicar o cordel sobre o Rio Ipojuca, que já está pronto, só falta ser levado à gráfica”. Coincidentemente, ele estava com uma camisa de um Encontro sobre a questão hídrica que participou em Goiás. Prof. Reginaldo (centro), ao lado de Espingarda do Cordel (e) e Jénerson Alves (d) Durante o encontro no quarto do hospital, ocorrido na última semana, quando Olegário Filho, Nelson Lima, Val Tabosa, Dorge Tabosa, Nerisvaldo Alves e eu o visitamos, comprometemo-nos em procurar os meios para imprimir o cordel sobre o Rio Ipojuca, sim. Além disso, vamos realizar – em n

Apeirokalia

Do grego, a palavra ‘apeirokalia’ significa “falta de experiência das coisas mais belas”. A partir deste conceito, compreende-se que o sujeito que não tem acesso a experiências interiores que despertem o desejo pelo Belo, pelo Bem e pelo Verdadeiro durante a sua formação, jamais alcançará o horizonte de consciência dos sábios. A privação às coisas mais belas predomina em nosso país. Desconhecemos biografias de nossos ancestrais – ou, quando conhecemos, são enfatizados aspectos pouco louváveis de suas personalidades. As imagens identitárias do nosso povo são colocadas a baixo. Esculturas, construções, edificações, pinturas são pouco apresentadas. Até a nossa língua tem sido violada com o distanciamento do vernáculo e do seu significado.   A música real tem perdido espaço para séries de ritmos abomináveis. Este problema perpassa por uma distorção da cosmovisão sobre o próprio ser humano. Hedonista, egocêntrico e materialista, o homem moderno busca simplesmente o seu bem-estar.

1º de agosto - Dia do Poeta da Literatura de Cordel

Hoje (1º  de agosto) é o Dia do Poeta da Literatura de Cordel. Este gênero de tanta grandeza cultural predomina no Nordeste brasileiro, mas possui raízes europeias, tendo chegado ao Brasil através dos portugueses, no século XVIII. Ao longo da história, grandes poetas cultivaram essa forma de expressão artística, que possui expoentes ainda hoje. Por isso, nossa equipe preparou um especial, com estrofes memoráveis criadas por cordelistas de todos os tempos. Confira: Os nossos antepassados Eram muito prevenidos, Diziam: “Matos têm olhos E paredes têm ouvidos. Os crimes são descobertos, Por mais que sejam escondidos”. (Leandro Gomes de Barros) João Grilo foi um cristão Que nasceu antes do dia, Criou-se sem formosura, Mas tinha sabedoria E morreu depois da hora, Pelas artes que fazia. (João Ferreira de Lima) Só pune a honra o honrado Porque é conhecedor, Pois o honrado conhece Que a honra tem valor E quem fere a honra alheia Fica sendo devedor. (Caetano